Glossário

/ A / B / C / D / E / F / G / H / I / J / K / L / M / N / O / P / Q / R / S / T / U / V / W / X / Y / Z

Acompanhamento

conjunto de ações (Avaliações clínicas e laboratoriais) necessárias durante o tratamento com alguns medicamentos; usados para avaliar o progresso dos tratamentos e verificar efeitos colaterais.

Beirada dos ossos

Superfície próxima as articulações dos ossos.

BRMs

do inglês "biological response modifiers", ou seja, modificadores de resposta biológica; um tipo de tratamento para a artrite reumatoide que bloqueia células específicas do sistema imune.

Células apresentadoras de antígenos

células específicas que deixam o antígeno "visível" para que o sistema imune possa atacar agentes externos com anticorpos.

Enzima

uma proteína que pode causar mudanças em certas substâncias do corpo, um catalisador.

Eritrócito

glóbulo vermelho.

Fatores de coagulação

componentes do sangue responsáveis pela coagulação.

Fibrina

proteína do sangue que constitui essencialmente os coágulos de sangue.

Hemorragia

perda de sangue.

Hemóstase

processo normal de coagulação do sangue.

Plaquetas

componentes do sangue que também são envolvidos no processo de coagulação.

Reumático

indicação de um tipo de inflamação (incluindo a artrite reumatoide) que resulta em dor, limitação de movimentos e muitas vezes destruição ou erosão de juntas, músculos e ligamentos.

Síndrome pós-trombótica

consequência tardia da TVP (trombose venosa profunda), com formação de feridas de difícil cicatrização, principalmente na região do tornozelo.

TEP ou EP

tromboembolismo pulmonar ou embolia pulmonar: complicação da TVP (trombose venosa profunda), que ocorre quando um coágulo de sangue das pernas se solta, ‘viaja’ pelas veias e vai parar em uma das veias do pulmão.

TEV

Tromboembolismo venoso - termo que inclui a TVP (trombose venosa arofunda) e a sua complicação, a EP (embolia pulmonar).

Trombo

coágulo de sangue.

TVP

trombose venosa profunda: formação de um coágulo de sangue nas veias localizadas profundamente, na maioria dos vezes, nas pernas.